quarta-feira, 8 de julho de 2009

Minha iniciação musical e meus irmãos


Quando eu era criança, lá pros meus 2, 3 anos, minha mãe colocava os discos do "Coral & Orquestra Renascer" (quem é ou foi da Assembléia de Deus sabe que estou falando), pra eu dormir. Ela dizia que eu ficava no sofá balançando a cabeça no encosto até cair no sono. Fui crescendo, e já morando na casa da minha vó, ouvia discos evangélicos que meus tios ouviam. Tinha discos ruins, de grupos que naquela época já se preocupavam com a fama, estatus, dinheiro, e que não vale a pena ressaltar aqui. Mas tinha discos bons como os do Milad, Grupo Semente, Vencedores Por Cristo, João Alexandre, e de outros grupos que ainda se preocupavam apenas em fazer música e trazer uma mensagem de paz. Sempre fui "antenado" com música. Desde pequeno gostei de prestar atenção nos detalhes dos arranjos. Lembro de um disco instrumental dos Vencedores Por Cristo, com arranjos do Ciro Pereira (maestro e arranjor residente da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo). Sabia cada detalhe daquele disco. Na igreja adorava a banda "furiosa" e o coral. Guardo em minha mente os arranjos e os hinos tocados nos cultos até hoje. Passei a infância ouvindo essas coisas, e não tinha a menor noção de que um dia ia ser músico. O ambiente musical na minha casa sempre foi intenso. Meu tio Marco Antonio, ou Toninho pros mais chegados, estudava trombone quando eu era pequeno. Ele estudava na antiga ULM, na Escola Municipal, fazia encontro de trombonistas. Ele aparecia com alguns discos do Frank Sinatra, Gleen Miller, Urbie Green, coletâneas de músicas de Gershiwn, essas coisas voltadas pra orquestras e big bands. Enfim, tinha uma rotina musical e me apresentou esses discos. Me recordo dele estudando trombone, fazendo aquele aquecimento chato de primeiro grau, quinto grau, e primeiro grau oitava abaixo que todo trombonista faz, e vai descendo de meio em meio tom. Quando ele tocava na Banda Sinfônica Jovem, eu estava começando a tocar contrabaixo na igreja. Uma vez ele me levou num ensaio da BSJ quando eles iam tocar o "Viagem ao Centro da Terra (Rick Wakeman)". Fiquei lá assistindo o ensaio, e no intervalo fui falar com o baixista, o Giba Pinto. O Giba me mostrou o Fender dele, um "jazzbass" sem trastes. Nunca tinha visto aquilo. Meu tio me incentivou pra estudar na antiga ULM. Em 1996 fiz minha inscrição, junto com meus primos Alan, e o Danilo. Eu e o Alan acabamos passando. Meu tio insistia que deveria estudar oboé, com o argumento de que poucas pessoas tocavam esse instrumento, e era um instrumento sinfônico. Eu teria mais futuro, segundo ele. Eu não durei um mês na escola com o oboé, e já fiz o requerimento pra mudar de instrumento. Fui estudar contrabaixo-elétrico, pois já tocava e tinha o instrumeto. O oboé que eu tinha era da Banda do Exército onde meu tio trabalhava. Hoje entendo a preocupação do meu tio, mas não me arrependo de ter feito o requerimento, pois o contrabaixo já estava no meu coração. Eu o agradeço, pois ele foi o exemplo de músico na família, e meu principal incentivador. Na ULM estudei contrabaixo com o Itamar Collaço, Marinho Andreotti, e o Gabriel Bahlis. Estudei também teoria musical e canto coral com várias pessoas. Toda essa gente da ULM me ensinou muito, e acreditou em mim. Também agradeço a todos eles pelos conselhos e lições. Sei que hoje tem uma geração de músicos por aí que tiveram uma história parecida com a minha. Ouviam hinos em casa, começaram a tocar na igreja, e depois entraram na ULM. Junto com meus amigos Paulo Malheiros (trombonista), e Josué dos Santos (saxofonista), formamos a "Reteté Big Band", que é uma banda de pessoas assim. Muitos me elogiam a banda, dizendo que ela é contagiante, alegre, divertida, que tem um astral bom. Já me disseram que até sente a presença de Deus quando nós tocamos. Não sei explicar ao certo o porquê, mas creio que um dos motivos seja essa identificação de um com o outro que existe na banda. Embora muitos da banda, inclusive eu, não tocarem mais em igrejas, ou não fazerem parte de alguma instituição religiosa, considero eles meus irmãos em Cristo, meus irmãos de Som, meus irmão da Vida.

Abraços

2 comentários:

  1. posta aí uma foto sua tocando oboé kkkkkkk
    muito legal sua idéia de fazer um blog. beijos

    ResponderExcluir
  2. Louise, graças a Deus não tiraram fotos!!! haha
    Seu patrão está com saudades de vc!!! kkkkkkkkkk
    Valeu!!!
    Bjs

    ResponderExcluir