terça-feira, 7 de julho de 2009

"Quem tem ouvidos ouça"


A vida de músico não é fácil. Aliás, a vida de todo mundo não é fácil, mas como eu sou um músico, venho aqui falar dessa profissão. Percebi que existe uma linha tênue entre a arte musical em si, o motivo de sermos músicos, e o nosso ego. Somos iniciados de alguma maneira. No meu caso, fiz o teste pra estudar na antiga ULM pra poder aprender música e contrabaixo, e assim tocar um pouco melhor na igreja que eu frequentava. Os anos se passaram, e agora queria eu poder estudar não somente pra tocar na igreja, mas pra tocar na prática de big band que eu fazia na antiga ULM. Logo estava no meu primeiro emprego, a Orquestra Jovem Tom Jobim, então o foco dos estudos eram pra tocar na igreja, tocar nas atividades da antiga ULM, e tocar na Orquestra Jovem Tom Jobim. E foi indo, foi indo. Orquestra, combos, trios, quartetos. Quando fui ver, já era músico profissinal, e o motivo dos meus estudos e aprendizados eram pra minha própria execução, onde quer que me chamassem pra tocar. Hoje vejo o estudo e o aprendizado de uma forma diferente. Procuro não estudar e aprendar mais pra minha própria execução, mas pra fazer música com músicos afim de fazerem música. É complicado. Vejo muitos músicos com domínio técnico do instrumento impressionante, mas na maioria das vezes tocando pra eles mesmos, ou com a intenção de impressionar quem está assistindo, ou até mesmo pelo simples fato de querer aparecer. Vejo que nesses casos todo estudo é em vão. Fazendo um paralelo com Jesus quando ele disse: "Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma?", no reino musical o espírito dessa frase se encaixaria muito bem. Que adianta o músico ter todo domínio técnico do instrumento e não tocar com a alma? ou, não tocar pro som? Que adianta o músico ter o ouvido mais absoluto do mundo e não saber ouvir o próximo? Que adianta o músico saber todos os caminhos harmônicos e não saber acompanhar seu companheiro?
Eu como músico tento, digo tento porquê é difícil, me esforçar pra não tocar pra mim mesmo, mas pra música, que está acima de mim. Não considero a música um deus, mas sim um presente que Ele me deu, e por isso esse respeito todo com ela.

Músicos, eruditos e populares, jazzístas e nacionalistas, vamos fazer apenas MÚSICA!!!

Abraços

4 comentários:

  1. Gostei muito! Vale a pena qdo o ego fica de lado pra dar lugar a música! Que esta seja o principal motivo! Gostei do blog!

    ResponderExcluir
  2. Aiaiai... Já sou fã do músico, do ser humano, do amigo...
    Agora vou ser fã do blogueiro tbm???
    Fala sério, vc só acrescenta!!! rsrsrss

    Sucesso sempre

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Magina, Vanessa!
    Tbém sou seu fã!

    Bjs

    ResponderExcluir