sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que é comunhão ???


Na religião, aprendi que comunhão com o próximo e com o Divino é você levar uma vida de acordo com as normas da instituição religiosa, e é demonstrada num ritual que lembra simbolicamente o corpo e o sangue de Cristo. Se você faz alguma coisa de "errado", que foge dessas normas, você não pode participar desse ritual, e consequentemente você é nada mais nada menos que uma pessoa fora de comunhão. Se o mundo acabar, ou se você morrer num dia sem confessar ou pedir desculpas pelo ato "errado", você vai pro inferno por estar fora de comunhão. E olha que tudo isso pras pessoas da comunidade religiosa. Pras pessoas que nunca pisaram num templo religioso, ou aquelas que pensam diferente, nem me fale, vão arder direto no mámore de enxofre. Foi assim que aprendi, pelo menos. Isso sempre me instigou. Acho muito bonito o ritual simbólico que lembra o corpo e o sangue de Cristo, realmente algo nobre, mas a segunda parte da história acho muito feia. Vi pessoas sendo vítimas de preconceito, sendo constrangidas, acusadas em público por terem feito algo de "errado". Será que realmente Jesus Cristo é partidário disso? Daí me lembro da história da mulher adúltera que ia ser apedrejada, e Jesus fez a famosa pergunta: "Quem não tem pecados atire a primeira pedra", e todos que iam apedrejar aquela mulher foram embora (João, Cap.8 Vers. 1 - 11). Me desculpem os teólogos conservadores, pastores fundamentalistas, e todo tipo de "autoridade-eclesiástica-arcaica-moída-luciférica-da-puta-madre", mas Jesus Cristo não é partidário disso. Hoje busco uma reposta sobre a verdadeira comunhão, porquê a da religião já não dá mais pra mim. Jesus nos orientou dizendo que devemos amar a Deus e ao próximo. Parece um mandamento fácil, mas não é. Se ao passar da minha vida não encontrar uma reposta, tudo bem, pelo menos eu tentei. Por enquanto vou comungando com minha família, minha namorada, meus amigos da Reteté Big Band, meus amigos músicos da "noite", meus amigos músicos que gostam de tocar standards, meus amigos músicos que brigam em favor do som, aqueles que gostam dos jazzistas negros, aqueles que não seguem tendências da mídia, aqueles que falam a verdade, os que são sinceros, e com aqueles que fazem o bem. Se algum deles fizer algo de "errado", tudo bem, vou comungando mesmo assim!

Abraç
os

4 comentários:

  1. E como eu falei, vc leva jeito!!!

    Parabens belo texto...

    ResponderExcluir
  2. É uma bela visão materialista das coisas divinas. Para quem conhece o Evangelho, a Eucaristia não simboliza ou representa, ela É O CORPO DE CRISTO, mas como pode ser se ainda continua sendo pão e vinho na aparência, cheiro e sabor? É corpo de sangue do nosso Salvador pelos olhos da fé. Pela fé acreditamos que Deus se fez homem através de Jesus Cristo, acreditamos que uma virgem (Maria) concebeu pela ação do Espírito Santo, e acreditamos em muitas coisas que só acreditamos porque temos fé. Não é errado que tu tenhas uma vivencia familiar com sua banda, mas a palavra de Deus é bem clara, quem quiser ter a vida eterna tem que estar ligado a uma igreja, como existe só céu e inferno, ou está conosco ou contra nós. Abraço irmão, Deus te abençoe. www.edisbelinatti.com.br.

    ResponderExcluir
  3. Edis, discordo do seu ponto de vista mas o respeito. Esse "tem que" que existe no cristianismo me incomoda. Não quero viver com esse "tem que". Também descreio de céu e inferno como lugares geográficos, mas isso é um outro assunto. Não estou contra ninguém. Só quero tentar viver como Jesus nos ensinou, amando a Deus e uns aos outros, seja pisando todos os dias numa igreja ou ficando anos sem passar nem pela porta de uma. O Reino de Deus está dentro de nós.

    Obrigado pelo comentário!

    Abraço

    ResponderExcluir