segunda-feira, 6 de julho de 2009

Não sei porquê, mas é sempre em Julho!


Julho sempre foi um mês de novidade pra mim. Então vou relatar acontecimentos ocorridos no mês de Julho que mudaram pra sempre minha vida. Em Julho de 1998 fiz meu primeiro Festival de Inverno de Campos do Jordão. Tinha apenas 13 anos quando passei no teste pra ser bolsista de contrabaixo-elétrico no Festival. Lembro que não tinha RG, e tive que tirar um as pressas com minha mãe. No Festival meu professor foi o Celso Pixinga, mas eu não tinha a menor noção de quem era Celso Pixinga. Me recordo também do Amilton Godoy dando aulas de piano, Bob Wyatt dando aulas de bateria, Vinicius Dorin dando aulas de saxofone, Nenê dando aulas de percussão, um gringo chamado Dennis Noday dando aulas de trompete e prática de big band. Tudo isso sendo organizado pelo Roberto Sion. Naquela época não tinha a menor idéia de quem eram esses caras, e olha que era um timaço de músicos. Esse Festival de Campos do Jordão foi muito especial pra mim, pois foi ali que pude sonhar em ser músico profissional. Nos anos seguintes, 1999 e 2000, também fiz os Festivais de Campos de Jordão. No ano de 1999, tive a felicidade de estar perto do guitarrista Hélio Delmiro. Também não tinha muita noção de quem era o Hélio, mas todo dia ia na sala dele e ficava ouvindo as histórias que ele contava. No ano de 2000 já fui pro Festival com uma noçãozinha, mas muito pequena. Nesse ano conheci o trompetista Daniel D'Alcântara, pessoa queridíssima que se tornou amigo e parceiro de som, o saxofonista Hector Costita, e outros músicos, sem esquecer do professor de contrabaixo deste ano, o Paulinho Paulelli. O Paulinho me incentivou muito, assim como os outros músicos e professores do outros Festivais, mas na questão contrabaixistica do lance, da malandragem na hora de tocar, o Paulinho foi o cara que me ensinou a enxergar essas coisas. Esse Festival de Campos do Jordão de 2000 também foi especial, porque saí daquela cidade decidido viver de música. Continuando na trajetória "Julhística", vou falar agora do ano de 2001. Foi em Julho desse ano em que tive meu primeiro emprego, na Orquestra Jovem Tom Jobim. Eu fazia prática de big band com o Roberto Sion na antiga ULM, e quando era lá pra Abril, Maio, ouvi rumores de que iam fazer uma orquestra jovem de música popular, tipo uma "Jazz Sinfônica pra menores", e que o Roberto Sion ia ser o maestro. Bom, fiquei interessado na vaga de contrabaixo elétrico. Logo saíram os editais, inscrições, os testes foram feitos, e eu estava lá, aprovado. Lembro-me de ter ficado muito feliz, mas muito mesmo no dia em que saiu a lista dos aprovados. No dia 4 de Julho de 2001 estava eu no teatro da Escola Estadual Caetano de Campos, na Aclimação, pro primeiro ensaio da Orquestra Jovem Tom Jobim. Me lembro como se fosse ontem, o primeiro arranjo que ensaiamos, "Suíte dos Pescadores" (Dorival Caymmi/arr: Nelson Ayres e Roberto Sion). A Orquestra estreiou em 21 de Julho do 2001, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, num concerto em que a convidada foi a Elza Soares. Em Julho de 2001 tive meu primeiro emprego, e tive a honra de acompanhar a Elza Soares. Inesquecível! A vida seguiu. Escola, igreja, aulas na antiga ULM, ensaios e concertos da Orquestra Jovem Tom Jobim, e alguns trampinhos em botecos. Julho de 2004. Nessa época já não estava mais na Orquestra Jovem Tom Jobim. Fui fazer um teste em Tatuí, junto com o casal Agenor de Lorenzi e Valéria Schwarz, pro Festival de Inverno que ia ter lá. Fizemos o teste e voltamos pra São Paulo. O Agenor é um excelente músico, toca guitarra e piano muito bem e sua esposa, Valéria, é pianista. O Agenor era um cara que tinha, e tem, mais experiências do que eu, e em Julho de 2004 ele já conhecia os músicos do restaurante Walter Mancini, e sempre falava deles pra mim. Quando chegamos em São Paulo, eu pedi pra que ele me levasse até o Walter Mancini, porquê queria conhecer os músicos tão falados. Fomos ao Mancini. Eu, Agenor, e a Valéria. Lembro que chegamos no restaurante e sentamos numa mesa bem de frente ao piano. Estavam tocando o pianista Evaldo Soares, o baixista e diretor musical Lito Robledo, e o baterista Jorginho Saavedra. Fiquei encantado com aquele som. Fui apresentado aos músicos de lá. Evaldo, Jorginho, Juarez Santana, Karlaum, Lito, e os demais. Quando o Lito soube que eu era baixista, logo me chamou pra dar uma canja. Mas como não tocava contrabaixo acústico, recusava a canja. Todo set que eles faziam, o Lito me chamava, até que no fim do penúltimo set ele olhou pra mim e disse: "Vem cá tocar essa p.... !!!". Eu fui, tremendo de medo, pois as harmonias do Evaldo são cabeludas, não tinha muito repertório, e muito menos tocava contrabaixo acústico. Pela graça de Deus, o Evaldo tocou duas músicas que eu sabia, "The Shadow Of Your Smile" (Johnny Mandel), e "Triste" (Tom Jobim). O Lito viu e ouviu essa canja. Não sei que milagre, mas ele gostou, pediu meu telefone e disse: "O senhor tem desejo de trabalhar aqui?" Eu respondi na hora: "Sim!!!". Daí ele me explicou que queria colocar novos músicos pra tocar na pizzaria recém inaugurada do Walter Mancini, que fica na mesma rua, a poucos metros de distância. Ele falou essas coisas, mandou eu fazer o último set pra ele, e foi embora. No último set o Agenor deu canja de piano. O Evaldo gostou muito, e depois disse ao Lito. O Lito ficou surpreso, pois não sabia que o Agenor tocava piano também. Bom, numa quinta-feira, 16 de Julho de 2004, eu, Agenor de Lorenzi, e o baterista Douglas Andrade, estávamos trabalhando no Mancini. Esse lugar mudou minha vida. Ali comecei a tocar baixo acústico, aprender repertório, conhecer músicos novos. Reconheço que fiquei mais chato depois que comecei a trabalhar no Mancini. Hoje tenho essa consciência, e tento melhorar isso. Mas enfim, foi um trabalho que deu um grande "up grade" na minha carreira. Quem me conhece pessoalmente sabe e não pode negar. Estamos em Julho de 2009, precisamente no dia 6, no dia que eu resolvo fazer uma coisa que nunca fiz, fazer um blog. Será que também vai ser algo que vai mudar minha vida??? Vamos esperar pra ver!!!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário