quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Haiti e Deus


Eu não queria comentar sobre o assunto mas não me contive. Estou cansado dos discursos dos cristãos que dizem que o Haiti mereceu o terremoto pelo fato de ser um país onde há macumbaria. Como os ditos cristãos conseguem pensar assim? Cristão não significa ser imitador do Cristo? Eu fico imaginando Jesus aqui na Terra, hoje, no que Ele iria falar? Tenho absoluta certeza de que NUNCA Ele ia dizer isso. Deus não mandou nenhum terremoto. Tragédias acontecem e Deus não tem nada à ver com elas. Deus é Deus e ama a cada indivíduo incondicionalmente. Tragédias, terremotos, fome, miséria, tsunamis e demais desastres acontecem nesse planeta e é um fato. Muitos me "advertem" lembrando dos textos do velho testamento, de que Deus mata, fere e acaba com nações para cumprir Seu propósito. Mas quando leio o novo testamento eu chego a conclusão de que o Deus do antigo testamento é um deus-judeu, moldado à partir da cultura judaica, sempre dando um "boi" aos israelitas. Daí os cristãos falam tanto da "época da graça", que é quase a mesma coisa, só que ao invés do "boi" ser aos judeus, o "bem-bom" agora vai pros crentes. Bom, eu não sou judeu, israelita. Sou brasileiro e vi várias tragédias, guerras e desastres no mundo. Não quero ficar preso ao deus-judeu, tirano, mesmo com os relatos escritos no velho testamento, nem ao deus-evangélico, super triunfalista e que coloca os crentes numa bolha protetora, mas quero ter fidelidade no Deus sem nacionalidade e sem religião, Infinito, que ama a cada ser-humano. Deus tem um plano pra cada criatura? Deus tem propósitos? O mundo está no controle de Deus? Esses chavões evangélicos já não servem mais. Eu só sei que Deus é Deus e que todos nós estamos sujeitos aos sofrimentos, tragédias e desastres desse mundo. Que os líderes das grandes denominações evangélicas do país peguem seus jatos e ajudem no socorro das vítimas do Haiti.

Abraços

3 comentários:

  1. Ô Thiago, num conhecia teu blog, muito legal!!!

    Triste pensar q alguém se diga religioso e falar uma coisa dessa...acho absurdo um ser humano q pense um pouco além do seu umbigo falar uma coisa dessa...

    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Mano é isso mesmo, nossos "amiguinhos que se dizem cristãos prósperos abençoados que não precisam de mais nada pois todas as coisas cooperam para o bem deles,deviam dar um pulinho até lá e dar uma ajudinha, quem até pregar a prosperidade para o povo haitiano..um abraço...

    ResponderExcluir
  3. thiagão, cá entre nós,
    esses caras não sabem do amor de Deus.
    brincadeira...

    ResponderExcluir