quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sabá Oliveira


Ontem, 23 de Fevereiro de 2010, faleceu um grande contrabaixista brasileiro, Sabá Oliveira, aos 83 anos. Pra quem não sabe, Sabá atuou fortemente nas décadas de 50 à 90 na noite paulistana. Tocou com todo mundo, mas marcou história ao lado de Johnny Alf, Dick Farney, Wilson Simonal, Som Três e Jongo Trio. Sabá era irmão de Luiz Chaves, contrabaixista também falecido do Zimbo Trio.
Tive a oportunidade de conhecer e conviver um pouquinho com ele. Quando comecei a tocar na Pizzaria Avanhandava 34 (Walter Mancini), em 2004, Sabá fazia os "subs" do Lito Robledo, contrabaixista e diretor musical. Vi ele tocar muitas vezes com aquela calma e elegância que sempre o acompanhou. Adorava o samba "a um" dele, que era uma espécie de walkinbass, só que no ritmo brasileiro. Ouvi muitas histórias, como a do dia em que o Chico Buarque, bem novinho, foi na casa dele mostrar umas músicas e ele não gostando muito, o dispensou. Daí ele falava: "Perdi a oportunidade de ficar rico! Depois o rapaz estourou. Eu podia ter lançado ele!" e dava risadas. Sabá era um cara gente finíssima. Viveu bem essa vida. Ganhou dinheiro com música, trabalhou muito, conheceu diversos lugares, diversos músicos. Enfim, ele construiu uma bela história. Graça a Deus, tive o privilégio de estar com ele algumas vezes, e em todas elas aprendi bastante. Só tenho a agradecer a ele pela boa música que ele deixou registrado. Os discos do Dick Farney, Som Três e Jongo Trio me serviram e me servem de escola até hoje. Obrigado, Sabá! Descanse em paz.

Abraços




5 comentários:

  1. Boa, Thiago.
    Que Deus o ilumine, Sabá! E obrigado.
    Michel

    ResponderExcluir
  2. Fala Thiago,
    Sabá deixou seu legado e com certeza devemos dar continuidade nesse jeito único que ele tinha de tocar.
    Perdemos um grande músico, uma grande pessoa, mas com certeza o céu acaba de receber mais um gênio da música.
    Um grande abraço e parabéns pela homenagem.

    Thiago Espirito Santo

    ResponderExcluir
  3. Também tive o prazer de conhecer esse super músico, trabalhei por 10 anos com o Luiz Chaves... Fiquei muito triste com essa notícia. Que Deus o ilumine.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Michel, Thiaguera e Renata! Sabá está no som do céu agora!

    Abraços à todos

    ResponderExcluir
  5. Esta no céu realmente, seguindo seu caminho realizando sempre o bem, espalhando seu sorriso sua caridade para com todos e aprendendo ....sempre .Só tenho a agradecer Quando a gente se encontrar ele vai dizer assim; Agora senta e me conta como foi sua viagem e vou contar pra ele como contei todas qdo em sua passagem por aqui rsrsrsr Meu querido Papa...Saudades... Cris Paz

    ResponderExcluir