sábado, 1 de agosto de 2009

Movimento Elefantes


Quero lhes falar do Movimento Elefantes. O baixista Vinicius Pereira, líder do Projeto Coisa Fina, uma banda que foi montada pra homenagear o músico Moacir Santos, fez uma viagem a Venezuela e lá ele viu seis grandes grupos trabalhando juntos coletivamente fazendo o maior sucesso. Ele gostou da idéia e resolveu "trazê-la" pra cá. No começo do ano fui tocar com o Michel Leme no Studio SP e a primeira banda que havia tocado no palco era o Projeto Coisa Fina. Lá no Studio SP, encontrei o Vinicius, que já conhecia dos bastidores musicais da cidade e ele veio me perguntar sobre a Reteté Big Band, se eu mesmo era um dos "cabeças" e nesse papo, ele me contou sobre sua viagem a Venezuela e perguntou se eu não achava interessante fazer isso aqui. Na hora acatei a idéia dele. A coisa foi andando, andando, e em poucos meses o Movimento Elefantes estava criado. Participam do ME as bandas: Projeto Coisa Fina, Reteté Big Band, Banda Urbana, Comboio, Jazzco, Big da Santa Marcelina, Projeto Meretrio², Heartbreakers e Soundscape Big Band Jazz. A idéia de juntar essas bandas é de divulgar essa formação grande de big bands, por isso o nome Elefantes, além de fechar apresentações em bares, teatros, seja onde for. Com nove grupos unidos fica mais fácil de entrar no circuito cultural pra mostrarmos o som das big bands. Estou aprendendo muito com o Vinicius e toda galera do ME. Nunca fui uma pessoa muito organizada e com os sons que eu participo, menos ainda. Isso é interessante, pois além da divulgação e apresentações, o ME tem me ensinado a organizar e batalhar pelo som através de outros meios como imprensa, material gráfico, diálogo com os colegas e gravações. Logo deve sair o DVD do Movimento Elefantes, que gravamos há uns meses atrás. Vai ficar muito bom.

Esse mês o Movimento Elefantes está bombando! Saiu uma nota na Veja SP e postarei logo abaixo o cartaz com a agenda desse mês.

Clique na imagem para melhor visualização.



Abraços

4 comentários:

  1. eu ouvi na CBN um dia desses pela manhã. O Gilberto Dimenstein comentou sobre o projeto elefantes.

    abs,

    ResponderExcluir
  2. Legal Luis! Apareça em uma das nossas apresentações, pra vc conhecer a Reteté Big Band e fazer uma matéria em seu blog!!! hehehe

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Valeu Thiago,

    Ta todo mundo aprendendo uns com os outros... o legal de um coletivo é justamente isso: cada um oferece o que tem de melhor e o resultado é um corpo novo, único, forte, fruto das melhores intenções de todos (ou pelo menos deveria ser assim... sonho com isso :-)

    Um abraço, saiba que é bom contar contigo e com a galera da Reteté!

    Vinicius

    ResponderExcluir
  4. Legal Vina! Estou aprendendo bastante com vc e com a galera toda! Vamos nessa caminhada que o caminho é longo!!

    Abração

    ResponderExcluir