segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Meu Lagostão

Hoje, 31 de Agosto de 2009, faz cinco anos que comprei meu primeiro contrabaixo acústico. Naquela época eu estava no meu segundo mês trabalhando na pizzaria do Mancini. Lá tinha e tem dois contrabaixos chineses reformados pelo luthier Paulo Gomes e como eu tocava nesses instrumentos, resolvi comprar um também. Fui ao atelier do Paulo Gomes, experimentei uns instrumentos (não adiantou muita coisa porquê não entendia nada), escolhi um baixo lá, acertei a forma de pagamento e voltei pra casa pra pegar os cheques com minha mãe e pedir pro Ueslei, cunhado de uma das minhas tias e que trabalhava na tapeçaria do meu tio bem próximo de casa, que me desse uma carona pra buscar o contrabaixo, pois ainda não tinha carro. Fomos ao atelier e peguei meu primeiro contrabaixo acústico. Era um chines reformado que logo apelidei de "Lagostão". O baixo era meio limitado e eu muito inexperiente. Talvez hoje aproveitasse melhor o instrumento, mas enfim, o "Lagostão" me ajudou muito. Fiz várias gravações com ele e boa parte do período de um ano e meio que toquei na Soundscape Big Band Jazz, também foi com ele. Há uns três anos atrás vendi o contrabaixo pro filho do pianista Evaldo Soares, pois na época apareceu um contrabaixo um pouco melhor pra eu comprar. Toda vez que vou na casa do Evaldo, vejo o "Lagostão" lá e sinto saudade aliado ao sentimento de felicidade, pois graças a Deus hoje tenho um instrumento um pouquinho melhor.

Muitas pessoas me incentivaram a tocar contraixo acústico, mas quero aqui registrar meus agradecimentos a duas pessoas em especial. Primeiramente ao saxofonista Carlos Alberto Alcântara (Charles), que, quando eu tinha 18 anos e fui tocar pela primeira vez na Soundscape Big Band Jazz substituindo o Alberto Luccas, me deu uma bronca por ter tocado com o contrabaixo elétrico. "Olha Moleque, esse som aqui tem que ser de rabecão! Nada de eletrônico aqui! Trate de arrumar um". Naquele dia eu levei um choque e vi que o acústico tinha de ser meu caminho. E também ao contrabaixista Lito Robledo, que me contratou pra tocar no Mancini e a partir daí pude ter condições financeiras pra comprar meu primeiro contrabaixo, fora os conselhos, apoio moral, discos, DVDs e etc.
Muito obrigado Charles e Lito!

Abraços

Um comentário:

  1. Obrigado pela visita, Marcello.

    Parabéns pelo seu blog, por lutar por ideal nobre e sincero!

    Abraços

    ResponderExcluir