sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Aprontando novamente!




Estou animado! Estou voltando a escrever arranjos! Bom, tudo começou na igreja. Lá pro anos 1999, 2000, eu já tinha uma pequena noção de teoria e harmonia, mas muito pouco mesmo e, na igreja onde frequentava tinha uns músicos que tocavam instrumentos de sopro. Normalmente eles tocavam os arranjos do maestro João Quirante, conhecidos como arranjos do "Harpão Azul", ou tocavam uns arranjos avulsos no estilo dobrado marcial, também chamados de arranjos da "Pasta Preta". Naquela época eu já tocava em big band, tinha feito festivais em Campos do Jordão, já tinha tocado em outros lugares, outras igrejas. Tinha umas idéias diferentes de arranjos e queria passar essas idéias pros hinos da igreja. Fui à procura de informações, tais como tessitura, transposição, instrumentação, etc... Na verdade não consegui muitas coisa, mas comecei a escrever pra banda de sopros da igreja assim mesmo. Os primeiros arranjos foram uma tragédia. Nada soava. Era um som pavoroso. Levei umas broncas dos músicos mais antigos. do tipo: "você não pode mexer na melodia original!", "você não pode fazer arranjo sem a melodia, senão as pessoas não conseguem cantar!" ou "esse tipo de arranjo não combina com a gente". Tentei escrever mais arranjos pra banda, mas nunca davam certos. Teve um ou dois que acabaram sendo executados, mas na verdade acabei desistindo e foquei meus arranjos na sessão rítmica da igreja, com mais um ou dois instrumentos de sopro no máximo. Fiquei sem escrever pra metais praticamente desde 2002 e, no começo desse ano, na temporada com o
Paulo Malheiros Noneto no Bar New Jazz, me animei em escrever novamente. Tive umas conversas-aulas com o pianista Evaldo Soares, fucei um pouco ali e aqui, fui avisando os músicos que estava escrevendo algo e pedindo pra terem paciência comigo, instalei o Finale no meu PC e fiz um arranjo de uma música minha chamada "Do Contra" pro Paulo Malheiros Noneto. Os músicos de sopros do PMN gostaram do arranjo, me incentivaram e me incentivam a escrever mais. Acabei fazendo outro arranjo, de uma música do Dizzy Gillespie chamada "Con Alma", que vou postar aqui pra quem quiser ver e ouvir. Há poucas semanas escrevi um outro arranjo de uma outra música minha, pro Septeto S.A. que toca todas as segundas no Bar São Cristovão. Enfim, agora me animei mesmo e já estou escrevendo pra Reteté Big Band. Estou ansioso pra ver como vai ficar. Não me considero um arranjador, pois tenho muito que estudar e aprender. Ainda cometo muitos erros de orquestração e sou muito lento pra fazer um arranjo, mas devagarzinho vou chegando lá.



Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário