sábado, 24 de abril de 2010

Celeiro de Músicos


Sábado passado, 17 de Abril, fui convidado pelos meus primos Johnny e João Paulo para tocar no aniversário de 4 anos da Orquestra Emunah, que é a orquestra da Assembléia de Deus do bairro de Vila Gumercindo, igreja onde nasci e fui criado, como já disse aqui em outros posts. Esses meus primos tocam violino nessa orquestra e outros dois também tocam lá, Pedro, bateria e o Alan, teclado. O regente dela é meu amigo de infância, o músico, saxofonista, Talysson Sidyel. Vou contar mais ou menos como nasceu a Emunah. Meu tio, Marco Antônio, ou Toninho pros mais chegados, era recém-casado quando voltou a frequentar novamente a Assembléia de Deus em Vila Gumercindo, isso lá pra 2002, 2003. Desde 1990 ele estava congregando na Assembléia de Deus Nipo-Brasileira, igreja famosa no circuito de músicos evangélicos da cidade pela forte demanda de arranjos de hinos tradicionais do antigo maestro de sua orquestra, Jeremias Oliver Rufinos, ou simplesmente, Mia, e também pela enorme orquestra que lá havia e que deve haver até hoje. Meu tio ficou lá na Nipo tocando trombone uns 11 anos, casou-se e voltou pra pequena igreja aqui do bairro. Antes, na Vila Gumercindo não havia orquestra, mas sim a saudosa banda "furiosa", de estilo marcial que executava os hinos em marchas e dobrados, influenciada pelas bandas militares e muito famosas nas Assembléias de Deus no século passado. Ele então, com toda bagagem e experiência da Nipo e alguns arranjos do Mia, quis montar uma orquestra na Vila Gumercindo. Como trabalhar com música em igrejas não é fácil, ele teve muitas dificuldades e impecílios. Incentivar a garotada a estudar música, pois tinha de formar novos músicos, lidar com os músicos mais velhos acomodados que tocaram em "furiosas" a vida toda, ouvir palavras desanimadoras dos mais conservadores, que na verdade tem medo de mudanças, de coisas novas. Enfim, não foi fácil, mas ele montou a Orquestra Emunah, que estreiou num culto de santa ceia num domingo pela manhã, em meados de 2006, ainda com o pastor Pedro Isaías. Eu nessa história toda fiquei na minha. Nessa época eu já estava começando a sair fora da instituição religiosa. Ainda frequentava a Vila Gumercindo, mas tocava no Mancini todas as noites e então, naturalmente acompanhava tudo de canto. Estava muito focado na profissão e em montar a Reteté Big Band. De fato, não tenho talento pra ajudar formar uma orquestra. Sei que meu "chamado" é outro.
De vez em quando, geralmente em eventos
comemorativos, meus primos ou o Talysson me chamam pra ir lá tocar com eles, e eu vou, com o maior prazer. Reencontro pessoas bacanas, toco com tios e primos, com colegas e amigos, enfim, me sinto super bem, em casa. Nessa última visita, fiquei muito feliz em ver que em cada naipe da orquestra tem um músico que está estudando seriamente em alguma escola, seja EMESP, Municipal ou Bacareli. Na época em que tocava na igreja, isso era muito raro, pouquíssimos estudavam música em escolas boas como essas. A igreja evangélica pentecostal, desde a década de 80, tem sido um dos maiores celeiros de músicos do país. Vejo pela Reteté Big Band, todos os integrantes passaram por ela, e alguns ainda passam por lá. Essas igrejas servem meio de que "categoria de base" de músicos. Eles começam na igreja, alguns passam a estudar numa escola de música e poucos profissionalizam-se. Pra mim isso é uma das poucas coisas boas que ainda existem na igreja evangélica, já que a manipulação das pessoas e a preocupação com o "querer mais" é visivelmente presente nela. Tudo bem que os arranjos são bem simples, pra fácil assimilação da congregação, com os ritmos e harmonias da moda, e o papo dos líderes continua o mesmo, "impactar o poder de Deus em sua vida". Mas, a música honesta é realmente algo Divino, e eles fazem um trabalho voluntário de coração. Parabenizo meu tio e o Talysson, pela coragem de dar "murros em ponta de faca". Eles insistiram e eu puder ver um pouco do resultado, novos músicos chegando na área. Parabenizo à todos da Emunah. Continuem se esforçando nos estudos, estando cada vez mais em contato com a música. E deixo aqui meu incentivo à todos os músicos iniciantes. Estudem música, porquê a arte é uma das maiores riquezas dessa Terra.

Abraços

6 comentários:

  1. Na minha igreja também tem uma orquestra, concordo com você com relação à qualidade musical e das dificuldades encontradas, mas hoje eu consigo ver a coisa de outra forma e gostaria de complementar o que você falou.
    Graças à orquestra da minha igreja, muitos jovens, adolescentes e até crianças estão nos caminhos do Senhor e estão longe das drogas e da prostituição que os assedia a todo o momento.
    Consigo enxergar muitos que não chegarão a se profissionalizar musicalmente, mas com certeza, através da dedicação deles, almas serão salvas, libertas e curadas.
    Do meio da orquestra o Senhor vai separar muitos lideres que não atuaram necessariamente na área musical. Outros já se destacam e sem duvida serão levitas da casa do Senhor.
    A excelência musical é extremamente importante e necessária, mas não é uma prioridade para o musico cristão. Nosso papel não é apenas tocar bem, mas louvar de coração ao Deus que tudo nos da e que nos sustenta a cada dia e através da musica fortalecer nossa comunhão com Ele.
    Ainda assim devemos, estudar, estudar e estudar e encarar a excelência musical com “meio” e não com “fim”
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. André, se existem jovens tocando em igrejas, orfanatos, projetos sociais em comunidades carentes, etc... é porquê eles escolheram isso pra vida deles e não um "mandato" do Senhor. Pra mim não existe diferença entre músico-cristão e músico-não-cristão. São todos músicos. Pegou num instrumento, quis estudá-lo, é sua obrigação tocar bem, não importa onde esse camarado esteja tocando. É uma obrigação fazer o melhor.
    Outra coisa, louvar ao Senhor não se resume tocar ou cantar nas quatro paredes de um templo com músicas que tem letras que contam histórias de Jesus ou da Bíblia, ou de motivação, bençãos pra sua vida. O louvor vem do coração, e vejo mtos louvarem a Deus em bares, teatros e lugares estranhos por aí. Pessoas que até nunca foram a uma igreja, mas que louvam a Deus de coração fazendo uma som muito sério e honesto.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu não resiti. Tive de escrever um comentário sobre algumas coisas que li aqui. ...

    Vou iniciar com essa frase de Andrá Barros:

    Graças à orquestra da minha igreja, muitos jovens, adolescentes e até crianças estão nos caminhos do Senhor e estão longe das drogas e da prostituição que os assedia a todo o momento.

    Meu irmão, acho isso grave e digo o porque.

    O nosso maior ensinador disse em João 14.6
    Respomdeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

    ResponderExcluir
  4. Mais outra frase que não resisti.

    Nosso papel não é apenas tocar bem, mas louvar de coração ao Deus que tudo nos da e que nos sustenta a cada dia e através da musica fortalecer nossa comunhão com Ele.

    Achei essa definição linda, mais ela diz respeito a ser Músico Cristão e por isso também acredito não ser oportuna. Não somos somente Cristão, mais sim Músico Cristão que é um atributo maior.

    Veja nessa passagem bíblica ( I Samuel 16,14-23 ) o que SAUL exigiu quando estava atormentado e precisando de um especialista para o ajudar.

    17 E Saul respondeu aos que o serviam: "Encontrem alguém que toque bem e tragam-no".
    18 Um dos oficiais respondeu: "Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele".

    Quem ler o trecho bíblico completo vai descobrir que esse especialista era DAVI.

    O Músico Cristão deve ser um especialista sim, e louvar a DEUS de todo coração é um dever de todo Cristão tenha ele uma especialidade ou não.

    ResponderExcluir
  5. Caramba...acho que coloquei lenha na fogueira...rsrs...bastante pertinente o texto de I Samuel 16,14-23...isso vem colaborar com o que eu disse: a excelencia musical deve ser usada com o meio (no caso libertar o rei Saul do seu tormento) e não como fim em si proprio...Davi é um exemplo disso,entre suas qualidades (...guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele) estava a de tocar bem mas essa não era a unica como principal eu destacaria "o Senhor está com ele"...sem Deus nós não somos nada!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. "sem Deus nós não somos nada!"

    Mas Ele não está somente na congreção, ou no templo!!!

    E "estar no caminho do Senhor" tbém não significa tocar ou estar na igreja!

    Abraço

    ResponderExcluir