sexta-feira, 5 de março de 2010

Mais um que se foi... Johnny Alf...


Após uma semana e dois dias da morte do contrabaixista Sabá, se foi ontem, quinta-feira dia 04 de Março de 2010, o grande músico, compositor e pianista Johnny Alf. Os dois tinham laços muito fortes. Eram da mesma geração e tocaram muito tempo juntos. Johnny Alf foi um dos maiores compositores do planeta, sem dúvida nenhuma, e influenciou grandes músicos, como Tom Jobim, Carlos Lyra, Edu Lobo, e toda essa galera da bossa-nova. Muitos dizem que foi o próprio Johnny que começou com o tal movimento antes do Tom e João Gilberto, que levam os créditos como fundadores da bossa-nova. Os músicos que conviveram com Johnny Alf sempre disseram que ele era uma pessoa muito tímida, que não gostava muito de badalação e sucesso. Talvez esse o motivo de ele nunca ter ganho muito dinheiro ou de nunca ser aquele cara que é parado nas ruas por ser famoso. Ele era uma pessoa simples, mas de um talento preciosíssimo que poucos tiveram. Nos últimos anos ele andou meio doente, tratando de um câncer na próstata. Estava morando num asilo em Santo André, e há uns dois anos atrás eu fui visitá-lo, juntamente com os músicos Lito Robledo e Evaldo Soares, mais o Eduardo, dono do "Bar da Praia" de Santos, que ele até fez uma música em homenagem. Quando chegamos, ele estava no quarto sentadinho assistindo TV. Nos recepcionou super bem e fui apresentado a ele. Tive uma sensação muito boa e estranha, porquê acho que nunca estive tão perto e conversando com um cara cuja suas músicas fazem parte do seu repertório e você as toca por aí na noite. É muito louco isso! Ele me perguntou o que eu tocava e eu o respondi. Depois ele disse que tinha visto muitos músicos novos e que tinha gostado muito. Também me disse que estava num bom caminho por estar andando com o Lito e o Evaldo, que são músicos que ele respeitava. Ficámos lá mais um tempinho e fomos embora. Ele estava aparentemente muito bem. Essa foi a única vez que estive com Johnny Alf e sei que nunca vou esquecer esse dia. A ele, também, só tenho a agradecer pelas maravilhosas composições que ele deixou e pela seguinte lição: de que a música é um enorme tesouro e que dinheiro nenhum pode comprá-la. Johnny Alf, descanse em paz!

"
Você bem sabe eu sou rapaz de bem
A minha onda é a do vai e vem
Pois com as pessoas que eu bem tratar
Eu qualquer dia posso me arrumar
Vê se mora!

No meu preparo intelectual
É o trabalho a pior moral
Não sendo a minha apresentação
O meu dinheiro só de arrumação

Eu tenho casa
Tenho comida
Não passo fome, graças a Deus
E no esporte eu sou de morte
Tendo isto tudo eu não preciso de mais nada, é claro!

Se a luz do Sol vem me trazer calor
E a luz da Lua vem trazer amor
Tudo de graça a natureza dá

Pra que que eu quero trabalhar?"

Rapaz de Bem - Johnny Alf



Abraços

5 comentários:

  1. deve ter sido uma experiencia e tanto, mas apesar de pouco reconhecido, sempre será lembrado e tocado, nós musicos temos a responsabilidade de levar o trabalho ele pra frente e divulgar esse grande mestre.

    ResponderExcluir
  2. belo texto e bela homenagem, Thiagão! abs

    ResponderExcluir
  3. Olá, grande amigo e irmão se assim me permiti te chamar.Muito obrigado pela sua visita e comentários em meu blog.Estava de férias colocando minha alma em sintonia,por não pude aqui externar meus comentários sobre os texto postado por ti,sobre grandes homens musicais, Johnny e Sabá.Espero que nossa geração de músicos cultive vivo o grande legado que estes homens deixaram.
    Conheci seu trabalho no álbum de João Alexandre(Do outro lado do mar),nas férias,muito bom,que te abençoe mais ainda,Paz e Valeu...

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de convidá-lo a conhecer meu trabalho através do blog Ecos do Teleco Teço (WWW.ECOSDOTELECOTECO.BLOGSPOT.COM) . Grande abraço e sucesso com sua proposta !! Axé

    ResponderExcluir